Voluntariado

Para a Organização das Nações Unidas (ONU) - “Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos”. Para o Programa Voluntários, do Conselho Comunidade Solidária, “O voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário”.
Voluntários da SDP - Mas, independente das palavras que o defina, todos são unânimes em admitir que o VOLUNTÁRIO é aquele que doa um pouco do seu tempo, dos seus talentos e dons com o único objetivo de se fazer útil a quem precisa. São estas GRANDES PESSOAS, movidas por esta GRANDIOSA missão de ajudar ao outro, que hoje compõem os 30 grupos de voluntários da Sociedade Divina Providência, totalizando cerca de 500 voluntários trabalhando pelas causas sociais.

Voluntários do Hospital Nossa Senhora da conceição - HNSC

A missão dos grupos de voluntários do Hospital Nossa Senhora da Conceição é contribuir para o atendimento das necessidades básicas – socioeconômicas e espirituais - dos pacientes internados, respeitando os princípios éticos e cristãos. Os voluntários do Hospital trabalham nos setores da maternidade, pediatria, oncologia, alas femininas e masculinas do SUS, na Pastoral da Criança, levando a comunhão aos doentes, costurando para quem precisa e em diversas outras atividades que ajudam a melhorar o dia-a-dia e a vida daqueles e daquelas que precisam de um tratamento de saúde.

Voluntários do Hospital Santa Isabel - HSI

No Hospital Santa Isabel o objetivo principal dos grupos de voluntários é cooperar com o aspecto humanitário e de saúde, participando de obras sociais e trabalhando para o bem-estar de pacientes, acompanhantes e colaboradores. Os grupos de voluntários realizam atividades como: visitas hospitalares aos pacientes e apoio à família dos mesmos; levar alegria aos pacientes por meio dos “Trapamédicos”; orações com os pacientes internados; bazares de vendas de roupas para arrecadar recursos que ajudem a custear o tratamento de pacientes de baixa renda; confecção de peças de artesanato; distribuição de comunhão e promoção de eventos para os pacientes em datas festivas.

Voluntários do Hospital e Maternidade São José - HMSJ

Os voluntários do Hospital e Maternidade São José dividem-se entre os grupos Mãos Fraternas; Ministros da Santa Comunhão; Grupo de Oração e Cantores de Deus. Assim como os demais grupos de voluntários da SDP, os voluntários do HMSJ também buscam trazer um pouco mais de alegria, conforto, fraternidade e acolhida aos pacientes internados. Em suas atividades distribuem a Santa Eucaristia; visitam e rezam com os doentes; preparam bolachas para o café dos acompanhantes; animam os corredores dos hospital com suas canções; arrecadam roupas e outras doações; cantam nas missas e realizam muitas outras ações que ajudam no bem-estar dos pacientes.

Voluntárias da Associação de Assistência Social de Bom Retiro - AASBR

Na Associação de Assistência Social de Bom Retiro os grupos de voluntários procuram capacitar as mulheres agricultoras da região para a realização de trabalhos de artesanato que contribuam com o aumento da renda familiar. As 120 mulheres que participam dos quatro grupos de voluntários aprendem pintura e fitoterapia, propiciando a confecção de materiais para uso pessoal ou a comercialização. Além disso, recebem palestras de orientação voltadas a temas educacionais, de saúde, alimentação, higiene, cidadania e direitos humanos.

Voluntárias do Grupo Mãos de Fadas - CSJ

As voluntárias do Grupo Mãos de Fadas são mães e avós de alunos do Colégio São José que trabalham em benefício de pessoas de baixa renda e de Entidades Beneficentes da Cidade de Tubarão e Região. Estas voluntárias reúnem-se semanalmente e confeccionam peças de lã em crochê e tricô, fraldas e mantas para serem doadas a quem delas necessitarem.

Voluntárias do Centro Social Educativo Nossa Senhora do Mont Serrat -CSENSMS

O Centro Social Educativo Nossa Senhora do Mont Serrat localiza-se em uma região “carente” da periferia de Florianópolis. Os voluntários que lá se engajam levam até as crianças atividades lúdicas e pedagógicas; contribuem com a arrecadação de recursos; incentivam a realização de bazares; ajudam a orientar às famílias sobre questões de saúde, higiene e alimentação; dentre muitas outras iniciativas.