Projeto de Formação dos Colaboradores

O Plano de Formação dos Colaboradores da Sociedade Divina Providência, para os anos 2009 - 2013, foi elaborado por um grupo de Irmãs e Colaboradores, para cumprir e fazer cumprir as prioridades do Capítulo Provincial de 2009, onde surgiu a necessidade de termos colaboradores bem preparados para dinamizar, fortalecer e divulgar nossa Missão na Educação, Saúde e Social  enquanto Irmãs da Divina Providência juntas a caminho.
O Plano é composto de: fundamentação teórica, prioridades, objetivos, estratégias, diretrizes e programação dos trabalhos a serem realizados.

"Para este quadriênio, integrado aos demais projetos, foi sugerido um estudo sistêmico do Carisma e Espiritualidade das Irmãs da Divina Providência".

Objetivo Geral

Desenvolver junto aos colaboradores um processo de formação permanente que possibilite assumir em conjunto a missão, visão e valores das Instituições nas áreas: Educacional, Saúde e Assistência Social, à luz da palavra de Deus e do Carisma das Irmãs da Divina Providência.

Veja aqui algumas fotos

Macro Estratégias

Macro Estratégias 1 - Promover processo de formação permanente dos colaboradores.

Macro Estratégias 2 - Promover a inserção e o compromisso social dos colaboradores.

Programação

A duração do Projeto será de quatro anos, de 2010 a 2013, durante cada ano será estudado um dos aspectos do Carisma e Espiritualidade. Também será proporcionado, no Provincialado, um Retiro Espiritual, com duração de dois dias, a todos os colaboradores. O Encontro dos Coordenadores de cada Filial da Sociedade Divina Providência ocorrerá no início de cada ano e um outro, de avaliação, no final do segundo semestre. Os Coordenadores irão programar os encontros do quadriênio em suas Filiais e motivar os colaboradores a participarem. A equipe responsável pelo projeto irá se encontrar quatro vezes durante o ano para preparar o seminário, retiros e avaliação.

Cada tema será elaborado na Metodologia do PDCA e o relatório de avaliação “Três Gerações”.
Os temas a serem trabalhados a cada ano são:

2010: Vida e Missão do Padre Eduardo Michelis.
2011: Carisma e Espiritualidade das irmãs da Divina Providência.
2012: Espiritualidade Trinitária e nova rede de relações humanas e com o ambiente.
2013: Vida e Missão das Irmãs da Divina ProvidÊncia na Europa, Ásia, África e América Latina. Perfil dos Colaboradores da SDP.

Espiritualidade

É viver em sintonia com Deus;
É a paixão com a qual fazemos as coisas;
É viver com o sentido profundo da vida;
É uma atitude do sentir-se ligado com tudo e com todos, sobretudo com o Transcendente;
É a sensibilidade para perceber a ação de Deus nos acontecimentos, nas pessoas e nas coisas.

Tipos de Espiritualidade

A espiritualidade “humana” - a comum a todos - cujo chão é o sentido da vida humana.
    A espiritualidade “cristã” - a diferenciada -, cujo chão é Cristo.
    A espiritualidade de cada Congregação Religiosa - a carismática - cujo chão é a espiritualidade legada pelos fundadores.

A Espiritualidade na Liderança

A espiritualidade na liderança é, portanto, o dom de exercer o ministério do poder serviço como “mistagogos” isto é, como educadores espirituais. Assim, de pedagogos – como educadores humanos – seremos educadores espirituais.

O Cultivo do Nosso Interior

O modo de pensar subjaz em nossas atitudes. Cultivamos demais o exterior e pouco nosso interior. Por isso, nosso interior é antes um arsenal de guerra que arsenal de paz e de espiritualidade. Devemos olhar sempre para o espelho e não para o vizinho!

“Vós não tendes uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhai o futuro, para o qual nos projeta o Espírito, a fim de realizar convosco ainda grandes coisas”.

Papa João Paulo II

No dia 10 de novembro de 2011 a Sociedade Divina Providência completou 100 anos.