História da SDP

A história de fundação da Sociedade Divina Providência (SDP) está atrelada ao aspecto religioso, a própria história de fundação da Província do Coração de Jesus. Estas são duas Entidades distintas, fundadas pelas Irmãs da Congregação da Divina Providência. Podemos dizer que a Província do Coração de Jesus é a parte religiosa, fundada pelas Irmãs, em 1906. Quando surge esta Província, as Irmãs dão continuidade ao trabalho e fundam mais hospitais, creches, colégios e a partir daí aparece à necessidade de regularizarem de forma civil todas estas obras.
É criada, então, em 1911, a Sociedade Divina Providência, com a finalidade de cuidar da parte civil e das obrigações legais das obras hospitalares, educacionais e sociais nas quais as Irmãs estão atuando.

100 anos de História a Serviço da Vida - Atualmente a SDP é uma Entidade Beneficente de Assistência Social, de fins não-econômicos e não-lucrativos, atuante nas áreas de educação, saúde e assistência social e voltada à realização de atividades que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Na área da educação concede bolsas de estudo integrais e parciais nos quatro colégios que mantém. Presta também serviços educacionais gratuitos no Centro Social Educativo Nossa Senhora do Mont Serrat, atendendo mais de 120 crianças da Comunidade do Mont Serrat, região da periferia de Florianópolis.
Nos seus quatro hospitais a SDP atende por ano aproximadamente 73% de pacientes-dia SUS, prestando serviços ambulatoriais, de média e alta complexidade. Na área social, os projetos sociais desenvolvidos a partir da Mantenedora ou das Filiais são previamente elaborados e têm sua viabilidade socioeconômico-financeira analisada, antes de serem implantados. Os projetos são aprovados no final do ano anterior ao exercício que irá iniciar e surgem para suprir alguma necessidade específica de determinada comunidade, considerando a realidade local dos envolvidos. Há projetos desenvolvidos também em caráter emergencial, no transcorrer do ano, quando se identifica alguma situação de urgência, que necessite atendimento imediato.

Compromisso com o social - As ações sociais da SDP são realizadas com a colaboração de 525 voluntários, os quais atuam em cinco Filiais e na Associação de Assistência Social de Bom Retiro, Entidade parceira da SDP. Todos os voluntários são recrutados, passam por um período de experiência e adaptação nos grupos e recebem duas capacitações anuais. Objetivando a qualidade dos serviços que presta à comunidade, a SDP investe na capacitação profissional de seus colaboradores e conta hoje com uma equipe de mais de 3.000 funcionários que atuam na Mantenedora e em suas Filiais. A Instituição desenvolve, ainda, um Projeto de Formação para estes colaboradores, voltado a trabalhar e a disseminar os valores, a missão e a filosofia Institucional entre todos aqueles que fazem parte do dia-a-dia da empresa.