Centenário da Sociedade Divina Providência

Instituição Social, com serviços educacionais e hospitalares de referência em Santa Catarina

No dia 10 de novembro de 2011 a Sociedade Divina Providência (SDP), Instituição filantrópica sediada em Florianópolis, comemorou os seus 100 anos de fundação. A Instituição pertence à Congregação das Irmãs da Divina Providência e mantém em Santa Catarina hospitais, colégios e obras sociais, atendendo 70% de pacientes-dia pelo SUS, oferecendo cerca de 1.700 bolsas de estudo a alunos carentes e beneficiando milhares de pessoas em projetos sociais.
As festividades do centenário da Instituição aconteceram no próprio dia 10 de novembro, das 9:00 hs às 12:30 hs, na mantenedora da Sociedade Divina Providência, localizada no centro de Florianópolis. Estiveram presentes no evento as equipes diretivas das Filiais, os colaboradores da Mantenedora, Irmãs das Comunidades Religiosas, sacerdotes, algumas autoridades civis e também representantes de instituições com as quais a SDP mantém parceria. A abertura da solenidade foi feita pelo mestre de cerimônia que convidou os presentes a cantarem o Hino Nacional Brasileiro. Posteriormente, Sra. Adelina Dalmônico, Gestora do Colégio dos Santos, proferiu algumas palavras de agradecimento e homenagem em nome de todos os colaboradores da SDP e Ir. Enedina Sacheti, Presidente da Instituição, fez o seu discurso de louvor e ação de graças pelos 100 anos de trabalho e conquistas. Em seguida foi apresentado um Vídeo Institucional, referente a história centenária da SDP, produzido pela Empresa Canal 3 Produções. Após, aconteceu o descerramento da placa alusiva ao Centenário e a celebração de uma santa missa, pelo Padre Valmir Laudelino Silvano. A cerimônia de comemoração terminou com um belo almoço de confraternização, na sede da Sociedade Divina Providência.

100 anos de história na saúde, educação e assistência social - Os quatro hospitais, localizados em Tijucas, Jaraguá do Sul, Blumenau e Tubarão, prestam serviços de pronto-atendimento, média e alta complexidade. Tratamentos oncológicos; agências transfusionais; centros de diagnóstico; ambulatórios de alta complexidade; UTI's; são alguns dos atendimentos oferecidos por estes hospitais, que também servem de campo de estágio para cursos universitários na área da saúde. São mais de 800 leitos e aproximadamente 1.740 médicos para atenderem à população de baixa renda e pacientes das regiões norte e sul do Estado.
Os Colégios da Rede Divina Providência estão localizados em Tubarão, Laguna, Blumenau e Joinville e atualmente têm mais de 4.000 alunos matriculados nas quatro unidades de ensino, da Educação Infantil ao Terceirão. As escolas contam com laboratórios de informática, bibliotecas, brinquedotecas, parques, ginásios, quadras de esportes, etc. O ensino religioso, as aulas de orientação profissional e as bolsas de estudo concedidas a alunos de baixa renda também fazem parte da filosofia dos colégios e revelam a responsabilidade social da Instituição diante da realidade apresentada.
As atividades sociais são desenvolvidas por Irmãs e colaboradores que contribuem com a realização de trabalhos sociais na creche, colégios, hospitais e pastorais sociais, contando também com o apoio e a colaboração de 500 voluntários. No Centro Educativo, localizado no Mont Serrat, bairro da periferia de Florianópolis, são atendidas 120 crianças de famílias de baixa-renda, com idades entre 03 meses e 06 anos e na Casa de Atendimento a Idosas, na Trindade, cerca de 40 Irmãs recebem cuidados médicos e odontológicos e realizam atividades laborativas, recreativas e de cultivo religioso. A ação social expande-se ainda para as atividades missionárias e de saúde alternativa. Gratifica-nos dizer que são mais de 10.000 pessoas, entre idosos, adultos, crianças e adolescentes beneficiados nos projetos sociais que a SDP desenvolve ou com os quais mantém parceria.

Vídeo Centenário da SDP - Parte I


Vídeo Centenário da SDP - Parte II


Casa de Eventos

            

            

Projeto de Formação de Colaboradores

Este projeto destina-se a perpassar aos colaboradores da Sociedade Divina Providência ...
Leia mais ...

Centenário

 

 


No dia 10 de novembro de 2011 A Sociedade Divina Providência estará completando 100 anos.
Leia mais ...