Assistência Social

Um pouco da história ...

O compromisso com a causa social e a dedicação a trabalhos que visam garantir a cidadania e a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social sempre acompanharam as Irmãs da Divina Providência, desde que iniciaram suas atividades na Província do Coração de Jesus e, posteriormente, a partir de 1911, na Sociedade Divina Providência. As religiosas realizavam atendimento social em lares de crianças, abrigo de idosos, orfanatos e em todos os lugares onde a desigualdade fosse gritante e necessitasse de atenção às pessoas social e economicamente menos favorecidas. Hoje as atividades sociais da Instituição são desenvolvidas por meio de projetos próprios e outros projetos realizados em parceria com Instituições de Terceiros, de cunho filantrópico. A atividade social expande-se para as ações missionárias e de saúde alternativa.
Para dar caráter de seriedade e normatizar estas ações, em 1987, criou-se a Comissão de Pastoral Social, permanecendo com este nome até 1992. De 1993 a 2000 o Setor passou a chamar-se Comissão de Promoção e Assistência Social. No ano de 2001, após nova mudança, surge o Departamento de Assistência Social, estando presente, neste momento, uma assistente social, com a finalidade de sistematizar e profissionalizar os projetos sociais e atividades desenvolvidas até então.
A partir de 2004 o Departamento é reconhecido estatutariamente como Direção Social, contando com a participação de Irmãs e colaboradores. Os anos passam e novas nomenclaturas vão surgindo... A Direção Social passa a chamar-se Coordenação de Filantropia e, atualmente, o setor social da SDP recebe o nome de Gestão Social.

Missão da Gestão Social

Coordenar e orientar as atividades sociais, filantrópicas e de voluntariado na Sociedade Divina Providência, de forma a atender as demandas dos clientes internos e externos.

Atribuições da Gestão Social

O Regimento Interno da SDP diz que compete à área social da SDP o planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de todas as atividades que a Instituição se propõe a realizar no campo da assistência social. Nestas atividades está incluso o acompanhamento a parcerias, o trabalho com grupos de voluntários, os projetos sociais e assistenciais, o acompanhamento às questões da filantropia, os eventos de capacitação, dentre outras atribuições.

Política de Atuação da Gestão Social

1. Trabalhar de acordo com a legislação vigente para a assistência social, voluntariado e filantropia.
2. Atuar em parceria com as Filiais e Comunidades Religiosas da SDP.
3. Atender aos beneficiários da assistência social preconizados na Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/93).
4. Desenvolver projetos utilizando-se de recursos próprios e recursos externos (convênios e parcerias).
5. Mostrar transparência na aplicação e prestação de contas dos recursos recebidos.
6. Apresentar resultados em consonância com a missão e visão da SDP.
7. Dar visibilidade aos projetos sociais desenvolvidos e ou apoiados pela SDP.
8. Priorizar o atendimento às comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade social, identificadas através do diagnóstico social.
9. Fortalecer as atividades da área social por meio de uma atuação qualificada do voluntariado e demais pessoas que fazem parte do processo.

Projetos Sociais Desenvolvidos: Cursos de gestantes; projetos de atendimento a colaboradores; de geração de trabalho e renda; projetos recreativos e laborais; pedagógicos; projetos de cultivo pessoal e religioso; aleitamento materno; projetos de saúde na comunidade, de humanização hospitalar; e outros voltados aos clientes internos e externos.

Beneficiados com Projetos Sociais: mais de 10.000 pessoas entre idosos, crianças, adolescentes; pessoas com necessidades especiais e demais pessoas de baixa renda.

Número de Voluntários: cerca de 500 voluntários atuando principalmente nos hospitais.

Responsável pela Gestão Social
Grayce Campos de Castro